quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Reflexões - Carta de Paulo Freire

PF- "... que a curiosidade às vezes quase virgem nos alunos, estão grávidas de sugestões, de perguntas que não foram percebidas antes pelo ensinante..."
C- O que fazer para dispertar? Como fazer para ler estas curiosidades nos alunos? Quais são suas curiosidades?
PF-"... que o ensinante se aventure a ensinar sem competência para fazê-lo. Não o autoriza a ensinar o que não sabe..."
C- Estudar, mover-se, pesquisar, organizar, planejar, esta é a prática rotineira do professor.
PF- "... em que há sempre algo diferente a fazer na nossa cotidianidade educativa..."
C- Por mais que pareça que sabemos, sempre a algo novo a ser explorado. O professor que acha que sabe tudo ou que não sabe nada, passa pela ignorância do saber. O mundo, a sociedade, o meio, todos os dias sofrem mudanças, percorrem rotinas diferentes, os cientistas fazem caminhos inversos, descobrem vidas, formas, olhares ainda não explorados. E o professor deveria ser o agente propagador dessas novas revoluções.
Mas... onde está o Professor?
Há dias em que os vejo, me vejo num quartinho escuro lá no fundo da escola como um móvel velho, sucateado, que alguem guardou para um dia fazer uma restauração e reaproveitá-lo. Há outros dias que os vejo, me vejo avançando, buscando títulos, lendo, escrevendo, restaurado. Mas parece que esta prática não é práxis real, é algo que fica no ar sem encontrar pouso certo.
Também fico a pensar porque meu aluno não aprende, porque a escola não faz parte da maioria da vida dos alunos, porque ela possui forma retandgular? Com muitas arestas a ser podadas? OU melhor, transformada!
Não sou quimico para manipular todos esses agentes (educação para o trânsito, meio ambiente, sexualidade, diversidade, cultura, indisciplina, medo, humor, transitoriedade...), afinal o que é o Profesor? Ser que aprende todos os dias? Ser que se emociona, que também tem dificuldades em aprender, a ensinar, que também se sente abandonado ao descaso. Será que tudo isso importa? Afinal somos alunos também, alunos jogados de lado, onde nossa voz pouco se houve. Os governantes não nos escutam, a sociedade não nos escutam, nossos alunos não nos escutam.... Oi estou aqui....
E nesta dicotomia o professor, sujeito capaz, inteligente se critica e faz criticas para aprender, para criar, para refletir suas açoões e seu aprendizado. E isso segundo Paulo Freire passa pela leitura, leitura de mundo, de texto, de imagem, leitura do conhecimento. Talvez o que nos falte seja a verdadeira compreensão de tudo isso, da comunicação, da ação certa, do que é realmente experiência, da operação inteligente e sensorial capaz de construir conhecimento.
Olhar e sentir estas cartas é nos remeter ao sujeito que aprende e ver que tudo isso é possível.
E Paulo Freire nos diz que: "Estudar é desocultar, é ganhar a compreensão mais exata do objeto, é perceber suas relações com outros objetos. Implica que o estudioso, sujeito do estudo, se arrisque, se aventure, sem o que não cria nem recia."
Bom trabalho a todos.
Cleo

História "breve" de Luana

A história de minha vida no que diz respeito aos estudos, começou aos meus 5 anos na Escola Municipal Semíramis de Barros Braga da cidade de Medianeira – PR Comecei os estudos no que era chamado na época de Pré-escolar e fazíamos atividades de pintura e brincadeiras para melhorar a coordenação. Quando entrei para a pré-escola, já sabia escrever meu nome, aprendi em casa com a minha mãe, Etajana, ensinar a escrever o nome minha mãe fez com seus três filhos, nós três entramos na escola já sabendo escrever nossos nomes. Minha avó antes de casar era professora então, ensinar acabou passando da minha avó para minha mãe e hoje está comigo.

Durante minha vida escolar, meus pais eram muito presentes, olhavam os cadernos para ver o que estávamos aprendendo e quando era preciso, iam até a escola. Mas como sempre gostei muito da escola, meus pais nunca foram chamados na escola por causa de problemas que eu pudesse causar mas eles participavam nas atividades da escola, lembro que meu pai por dois anos, foi presidente da Associação de Pais da escola, acho que isso hoje seria similar ao CDCE.

Anos após começar a pré-escola, minha mãe entrou na secretaria da escola, ela era a secretária da escola aí minha família e a minha escola ficaram ainda mais próximas. Quando fui para a 5ª série, mudei de escola então, minha mãe já não estava tão ligada a esta nova escola então, fiquei um pouco mais sozinha mas ainda assim, meus pais participavam da minha vida escolar.

Quando fui para o Ensino Médio, fiz uma prova de seleção para o CEFET mas não passei então, meu pai me matriculou em uma escola particular e estudei o 1º ano do E.M. nesta escola particular. Neste ano, tive que me dedicar muito pois o ensino nesta escola era mais exigente e meus pais já não acompanhavam muito meus estudos pois sabiam que eu não haveria de der-lhes problemas, eles viam o meu empenho nos estudos e não me cobravam muito pois eu mesmo já fazia isto comigo.

Nas férias deste ano, eu fui visitar minha madrinha em Sapiranga -RS e lá fiquei durante seis meses então o 2º ano do E.M. estudei nesta cidade mas na metade do outro ano eu voltei para Medianeira onde estudei à noite em uma escola pública pois estava trabalhando com meu pai durante o dia. Como meu pai tinha uma construtora, sempre ajudei-o em seu ofício então, decidi que faria engenharia civil em muito por influência do meu pai mas também porque eu sabia que com esta faculdade eu poderia das aulas (algo que eu, não sei como nem de onde, sempre quis) pois na minha cidade, haviam poucos professores da área das exatas tanto que meu pai, por ter ensino técnico, há muito tempo atrás, foi convidado para dar aulas de física em uma escola noturna de medianeira para o ensino médio. Meu pai aceitou o desafio e por alguns anos lecionou mas quando ele abriu a construtora acabou deixando de lecionar pois estava muito puxado.

Quando terminei o E.M. fiz meu primeiro vestibular para Engenharia Civil em Foz do Iguaçu, passei e entrei na faculdade e fiz o primeiro semestre e como meu pai acabou vindo para Sinop, tranquei o curso e mudei-me para Sinop para ajudar meu pai então, logo que aqui cheguei, fiz vestibular para matemática e passei e comecei a graduação. Durante minha graduação, adorava conversar sobre educação, debates, e adorava estar na frente da sala, apresentando trabalhos, sabia que isto eu queria.

Adoro entrar em sala, adora ensinar o que sei para meus alunos, como sempre me empenhei ao máximo com os estudos, aprender e ensinar sempre estiveram juntos em mim. Acredito que desde cedo fui de certa forma, educadora. Escola está relacionada com saber e saber é o que me move. Espero sempre aprender algo e ensinar algo, e tudo isso que faço minha grande inspiração é minha mestra, Etajana, minha mãe.

NINGUÉM IGNORA TUDO. NINGUÉM SABE TUDO. TODOS NÓS SABEMOS ALGUMA COISA. TODOS NÓS IGNORAMOS ALGUMA COISA. POR ISSO APRENDEMOS JUNTOS.



A importância da frase de Freire acima citada é muito importante no momento em que paramos para refletir sobre a delicada missão que é ato de educar É quando devemos entender com clareza alguns conceitos teóricos, que dizem que é importante considerar o conhecimento que o aluno traz para a escola da sua vivência no círculo familiar.

Dessa forma o ato de educar vai sempre estabelecer uma relação em que os saberes do professor e do aluno vão interagir na construção do conhecimento

FRASES DE PAULO FREIRE

ENSINAR EXIGE PESQUISA
Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo, educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade.
Paulo Freire.

ENSINAR EXIGE RISCO, ACEITAÇÃO DO NOVO E REJEIÇÃO A QUALQUER FORMA DE DISCRIMINAÇÃO. Paulo Freire

Na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática.

Frases de Paulo Freire

A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda.

Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.

As terríveis conseqüências do pensamento negativo são percebidas muito tarde.

Paulo Freire

ELISABETE COLLI ZOCANTE

Frases de Paulo Freire

3-História de Vida

Ser uma ‘profissional’  em termos de ter uma profissão  era um sonho. Mas o despertar  para a educação caracterizo por conviver com pessoas que exerciam a profissão (minha mãe-professora). A luta para chegar onde estou é semelhante à de vários profissionais. Fui  contratada, passei meses sem receber salário, trabalhei como substituta em sala de aula  e como TAE para garantir o tão importante “salário de janeiro”. Mas....igual a muitos, passei no concurso. O que não sei é que muitos  pensam como penso. Agradeço minha época de contratada, no qual adquiri  experiências. As mesmas só ajudaram-me no desenvolvimento dos trabalhos como concursada. Por isso digo a todos que foram e  serão empossados ,  não menospreze o seu tempo de  contratado(a), melhor de (interino(a)), pois foi o seu passado de experiências que abrilhanta o presente e abrilhantará  o seu futuro.Isto se você souber valorizá-la. ....Se achar que não podes ser o mesmo(a), mude, mas mude para melhor, pois só assim estará ajudando a sociedade e a você mesmo(a), pois como disse Paulo Freire  "Mudar é difícil mas é possível!"
Rosalia V Costa

2 Experiências com Paulo Freire

 Minha experiência com Paulo Freire foi na graduação, onde um colega apresentou a frase “ A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão  pouco a sociedade muda”. A   mesma foi escolhida para inicio de estudos  da disciplina de sociologia, no qual discutimos assuntos relacionados a  temas sociais, políticas educacionais etc...
Rosalia V Costa

1- Carta de Paulo Freire aos Professores

O processo "educação" muda a sociedade contemporânea, onde são aceleradas as transformações do mundo do trabalho. Isto acarretado pelo avanço das revoluções cientificas e tecnológicas. Relacionada ao texto, a frase " É que não existe ensinar sem aprender, considero o foco da carta, onde Freire convida o docente a fazer uma reflexão de sua metodologia de ensinar, pois ao entrar na sala de aula o aluno ''sinaliza'' a capacidade e habilidades com mundo tecnológicos superior na maioria das vezes à compreensão do educador. A realidade da sociedade contemporânea,  leva alguns educandos a desenvolver suas habilidades para algo errado, mas dentre outros, a pratica no trabalho como marceneiros, pedreiros, eletricista etc.. vão além da teoria aplicada pelo educador, fazendo com que ao ensinar, lembre que deverá estar pronto para aprender. 
Rosalia V Costa

Um resumo beeeem resumido do Prof. Jacir

Meu histórico de vida escolar, me identifica muito com os meus alunos sempre fiz as coisas no momento em que eu achei que fosse o tempo. Por isso estudar também não fugiu a essa regra, não conclui nem o fundamental nem o médio dentro do que se poderia dizer, a idade correspondente. Minha trajetória escolar foi marcada por uma suspensão que foi definitivamente injusta na minha concepção. Junte a isso a existência de uma professora de matemática muito autoritária, e teremos uma síntese do que foi minha escolaridade fundamental. Como eu não suporto exatas (consequências de atuação da tia de matemática) mas queria fazer faculdade, eu aproveitei que sempre gostei de história, decidi então que seria isso que eu faria. Foi assim que eu virei educador pois quando alguem se forma em história ser professor torna-se apenas uma consequência. Hoje eu gosto de lecionar. Colei grau na UFMT em 2008 desde então tenho atuado na área de educação. Nesse pequeno texto da para perceber que minha atuação em sala de aula não esta pautada na imposição da minha autoridade de professor que manda e todo mundo obedece, (nunca me identifiquei com isso), meus alunos sabem que uma boa relação sempre parte do respeito mutuo. E eu sinceramente gosto que seja assim. Gosto do que faço porque eu faço assim, se tiver que fazer diferente não vai servir para mim pois eu não me identifico com nenhuma forma de autoritarismo.

PAULO FREIRE

O MÉTODO PAULO FREIRE
Não é possível se falar da compreensão de educação de Paulo Freire sem nos referirmos e nos determos numa parte intrínseca dela: o seu “Método de Alfabetização”. Esse vai além da simples alfabetização. Propõe e estimula a inserção do adulto iletrado no seu contexto social e político, na sua realidade, promovendo o despertar para a cidadania plena e transformação social. É a leitura da palavra, proporcionando a leitura do mundo. Suas idéias nasceram no contexto do Nordeste brasileiro a partir da década de 1950, onde metade dos seus 30 milhões de habitantes eram analfabetos, com predomínio do colonialismo e todas as vivências impostas por uma realidade de opressão, imposição, limitações e muitas necessidades.
Freire aplicou, pela primeira vez, publicamente, o seu método no “Centro de Cultura Dona Olegarinha”, um C írculo de Cultura do Movimento de Cultura Popular do Recife (MCP) para discussão dos problemas cotidianos na comunidade de “Poço da Panela”.
Dos 5 alunos, três aprenderam a ler e escrever em 30 horas, outros 2 abandonaram o “curso”.
O método de alfabetização de Paulo Freire é resultado de muitos anos de trabalho e reflexões de Freire no campo da educação, sobretudo na de adultos em regiões proletárias e subproletárias, urbanas e rurais, de Pernambuco. No processo de aprendizado, o alfabetizando ou a alfabetizanda é estimulado(a) a articular sílabas, formando palavras, extraídas da sua realidade, do seu cotidiano e das suas vivências. Nesse sentido, vai além das normas metodológicas e lingüísticas, na medida em que propõe aos homens e mulheres alfabetizandos que se apropriem da escrita e da palavra para se politizarem, tendo uma visão de totalidade da linguagem e do mundo. O método Paulo Freire estimula a alfabetização/educação dos adultos mediante a discussão de suas experiências de vida entre si, os participantes da mesma experiência, através de tema/palavras gerador(as) da realidade dos alunos, que é decodificada para a aquisição da palavra escrita e da compreensão
do mundo. As experiências acontecem nos Círculos de Cultura. ROSELI DE FATIMA VITORIO

PAULO FREIRE- VIDA ESCOLAR

Segundo Paulo Freire, primeiramente, deve-se valorizar o conhecimento prévio do educando, ou seja, a leitura de mundo que para ele é algo significativo, de sua vivência, a partir desta apresentar outros tipos de texto, porém, esses devem ser dentro do contexto do educando ou aproximá-los o máximo possível da realidade.
O primeiro contato que tive com textos de Paulo Freire foi na minha graduação quando estudamos educação de jovens e adultos.
Bom, em relação a minha vida escolar. Ah!!! Há muitas histórias vividas, histórias boas e outras nem tão boas assim: Ensino Fundamental séries iniciais frequentei na comunidade onde morava chamada Sanga Bonita, oh saudades, foram maravilhosos. A escola não tinha muitos recursos, porém as professoras eram ótimas, criativas, lembro-me de histórias contadas por elas, histórias fantásticas e quando a professora começava contar a história e deixava a metade para contar outro dia, quanto sofrimento, ficar pensando no que iria acontecer no final, não via a hora de chegar outro dia para ouvir o restante da história. Quantas brincadeiras, atividades, piqueniques, oh infância maravilhosa. Nessa época, meus irmãos mais velhos estudavam numa escola estadual, nesta tinha biblioteca, traziam livros para ler, adivinham que lia os livros, é claro que era eu, lembro-me que li muitos livros da série vagalume, livros de Monteiro Lobato, nossa quantas histórias, quantas brigas da minha mãe, irmãs por deixar de fazer as atividades domésticas e me perder no mundo fantástico das histórias. Concluindo as séries iniciais fui para a escola estadual, a qual ficava a sete km da minha casa, tínhamos que ir a pé, quantas chuvas, tempestades, granizo, cheias, geadas... ah quantas aventuras, perigos agora estou relembrando, assim se passaram os quatro anos da finalização do ensino fundamental, também foram ótimos, aprendizagens, diversão e aventura. Meus pais foram sempre participativos na vida escolar dos filhos, cobrando sempre o desenvolvimento das atividades, respeito e responsabilidade e eu agradeço muito toda vez que falo com eles e incentivando a leitura, tendo sempre a assinatura de revistas, jornais e livros. Como meus pais não tinham condições, eles decidiram que ajudariam todos os filhos na conclusão do ensino fundamental, quem quisesse continuar teria que prosseguir se mantendo sozinho, ou seja, trabalhando e estudando. Então fui para a cidade trabalhar de doméstica durante o dia e estudando a noite, fiz primeiro Educação Geral, depois Magistério e nunca mais parei: Habilitação de Pré escola, sempre fiz e até hoje faço cursos de aperfeiçoamento, concluí a graduação em 2001 com Habilitação em Letras:Port/Esp e Respectivas Literaturas, no ano seguinte a especialização, agora estou fazendo outra especialização sobre Relações raciais e Educação brasileira.
Resumindo, iniciei no magistério em 1994, durante estes anos como educadora, trabalhei com salas multisseriadas, creches, jovens e adultos, ensino fundamental, médio, desenvolvi projetos de dança e teatro, nesta caminhada aprendi muito ou com os educandos ou com colegas de profissão que passaram pela minha vida e deixaram muita saudade, quanta troca de experiência, quantos desabafos, aprendizagens, angustias, decepções, objetivos alcançados ou não, desafios, vitórias, incertezas, erros, acertos e graças a tudo isso, tento ser uma pessoa e uma profissional melhor, se consigo não sei, pelo menos tento.
A frase escolhida por mim é esta: "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo".Paulo Freire. Esta frase resume o que Paulo Freire diz no texto: "Carta de Paulo Freire aos professores" em relação ao processo ensino aprendizagem, bem como, a valorização da leitura de mundo.
Entrei na escola com 10 anos de idade, fui uma aluna esforçada mais não inteligente tanto no primário, ginásio, 2º grau e universidade. Cursei pedagogia na Federal de Mato Grosso em Rondonóplis, onde tive vários excelentes professore. Os mesmos eram compromissados com seus alunos e acreditavam e nos fêz acreditar que a escola é de fundamental importância para os alunos independentes de cor, religião e situação econômica
Não é demagogia, amo ser professora. Hoje me pergunto.Que profissão exerceria se não fosse professora? Pensei em várias mas não me via feliz e realizada em nenhuma delas, portanto tenho convição que escolhi a profissão correta. Bem, entrei na educação em 1980 como secretária da Escola Estaudal Adolfo Augusto de Moraes, depois fiz o concurso de professora para o nível I a IV e fui aprovada, inicei como professora alfabetizadora, isso me motivou a fazer a pós-graduação em alfabetização que por sinal foi muito bom, por que na pós tive contato com os escritos de Emilia Ferrero e Teberoski aí sim, entendi que todos os educadores de qualquer área do conhecimento precisam compreender como se dá o processo de aprendizagem da leitura e da escrita no ser humano, ou seja, como o ser humano aprender a ler ,escrever e calcular. De posse desse conhecimento mudei totalmnte minha minha concepção de alfabetizar, passei a considerar e valorizar os conhecimentos que os alunos trazem de suas vivências cotidianas e leva-los do senso comum ao conhecimento científico. Bem ,todos os cargos que existem dentro da instituição escola já ocupei todos ganhei muitas experiências em cada um deles. Agora estou na eminências de aposentar depois irei pensar no que fazer daqui prá frente. Espero não me sentir um peixe fora d'agua.

PAULO FREIRE

Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanha pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina.


Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.
Paulo Freire

ROSELI DE FATIMA VITORINO

MEU PRIMEIRO CONTATO COM OS ESCRITO COM PAULO FREIRE

Me considero uma privilegiada , porque tive a oportunidade de assistir uma conferência com Paulo Freire ,quando o mesmo esteve a Cuiabá, pena que não pude beber na fonte os seus ensinamentos porque na época não possuia nenhum conhecimento sobre os seus escritos. Foi nesta conferência que passei a enteder quem era esse educador e pesquisador. Soube que os contratempos de sua época impossibilitou a colocar em prática os seus ideais de professor mas quando se tem convicção, a ideias não morrer e seu desejo era de ensinar os jovens e adultos ler e escrever. E fêz isso como muita propriedade, mostrando-nos que é possível ensinar e aprender com nossos alunos . Na sua obra O Ato de ler, mostra-nos que ler e escrever de forma crítica leva o cidadão a ver o mundo, em que esta inserido com outros olhos, ou seja, com os olhos do conhecimento .Paulo nos alerta que não precisamos esperar a sociedade mudar para termos uma escola que ensina bem os seus educando a ler e escrever de forma crítica, lúdica e científica. Prof. Geruza

Frase de Paulo Freire

“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.” Na leitura, é de suma importância compreender o que está sendo lido, não adianta ler por ler, deve haver interpretação de todo tipo de leitura, por mais simples que seja, para que haja significação do que se lê.

Comentando Freire

Meu primeiro contato com os escritos de Paulo Freire foi com sua obra Pedagogia do Oprimido, foi quando em meus primeiros anos de faculdade, recebi essa proposta de trabalho da professora de prática de ensino. Uma questão que a partir desse contato me afastou muito de Freire foi a sua inclinação para o marxismo, em sua definição que: educar sempre será um ato político, Freire foi defensor de ideais políticos e sociais que ,no meu conceito, são considerados utópicos.


Pontos que chamaram atenção no texto de Paulo Freire

O que foi mais relevante sobre o texto Carta de Paulo Freire aos professores é o momento em que ele coloca o professor como um educador e aprendiz, pois ele ensina aprendendo. Não existe um educador que ensina e não aprende ao mesmo tempo. O educador tem como intenção motivar o aluno e incentiva-lo a busca pelo conhecimento e consequentemente dividir com os demais.

Professora Daniela

Meu primeiro contato com escritos de Paulo Freire

Durante a graduação, não recordo de ter lido textos de Paulo Freire, comecei com estas leitura na formação inicial que ocorreu antes de começar a ministrar aulas para adultos pelo Projovem Urbano e nessa formação, fizemos leituras de alguns textos então pude conhecer um pouco sobre este educador que muito contribuiu para a Educação. Hoje, trabalhando na Escola, a cada dia conheço parte desta obra que ainda há muito para eu conhecer.

FRASES DE PAULO FREIRE

“Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.”

Paulo Freire

SEMPRE PENSEI QUE A DISCIPLINA DE ARTE POSSIBILITA AO ALUNO UM CRESCIMENTO INTERIOR, UMA VISÃO DIFERENCIADA DO MUNDO, É ONDE ELE ENQUANTO ALUNO PODE CRIAR O SEU PROPRIO MUNDO E SE ENCANTAR COM OS SEUS SABERES.
MARTA

História de Vida


História de Vida

Minha relação com a educação começa nas escolas publicas de Sinop MT, onde sempre estudei conclui meu ensino fundamental e médio, ao terminar ensino médio já tinha em mente o curso que gostaria de fazer pois sempre gostei muito de esporte e de ensinar as pessoas o que aprendi durante minha vida como atleta, mas o curso que queria fazer não não tinha em Sinop então fui fazer vestibular na cidade de Ponta Grossa PR onde meus pais haviam mudado, fiz e fui aprovado então iniciei o curso em uma universidade católica durante o curso tive sim duvidas, sobre o que realmente iria fazer para minha vida toda, durante os estágios percebi que realmente a Educação é minha vida e que acertei na escolha de minha profissão, me formei no ano de 2009 e vim para Sinop novamente onde definitivamente entrei para a Educação e estou até o momento muito feliz com tudo que Deus tem me proporcionado nesta profissão, felicidade, satisfação, realização e por ultimo mas não menos importante minha situação financeira estabilizada sei que a Educação não esta em perfeita ordem e vai demorar muito para chegar la, mas quando trabalhamos com amor a profissão tudo vale apena.
Miguel Juliano.

Paulo Freire



Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.

A Educação qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.
As terríveis conseqüências do pensamento negativo são percebidas muito tarde.
Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanha pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina.
Paulo Freire
ROSELI DE FATIMA VITORINO

Carta de Paulo Freire aos Professores


Da leitura realizada da Carta de Paulo Freire aos Professores, um dos pontos que mais chamou minha atenção foi: “Ler é uma operação inteligente, difícil, exigente, mas gratificante.” pois é através da leitura que o conhecimento é passado, é através da leitura que avançamos nossos conhecimentos e por isso, ler é gratificante, é maravilhoso mas ao mesmo tempo complexo. Complexo porque ler não é apenas decodificar, é compreender o que se está lendo, é refletir sobre o texto com experiências por nós vivenciadas. Quando lemos aprendemos algo, e enquanto educadores, hoje temos dificuldade em fazer nossos alunos despertarem o interesse para a leitura.


Registro escrito de minha vida



A minha relação com a escola sempre foi muito boa, pois desde cedo gostava de estar nela. A opção por ser educadora iniciou-se quando tive que escolher no vestibular qual curso de graduação fazer. Como sempre gostei de ler, achei que a melhor opção era o curso de Letras, mas não era uma opção que se pudesse dizer “é isso que quero fazer e ser”. Não passei na primeira chamada do vestibular, fiquei em 45º posição, mas por acaso do destino fui chamada e iniciei meu curso. No decorrer do mesmo, fui lendo, aprendendo e pegando gosto pela profissão. Mas as duvidas ainda existiam, todavia a incerteza se desfez quando tive o primeiro contato com os alunos durante os estágios. A atmosfera escolar e o carinhos dos alunos me fizeram perceber que eu tinha escolhida a profissão certa. Hoje posso dizer que a escola faz parte de mim e que a minha felicidade só é completa quando estou exercendo a minha função de educar. É simplesmente gratificante quando você vê o aluno assimilando o conteúdo que você ensina e aplicando o conhecimento fora da escola. A maior alegria é você saber que um aluno seu passou no vestibular, em algum concurso ou mesmo aprendeu a escrever uma simples palavra que antes ele não sabia, e saber de que de uma forma ou outra você contribuiu para o sucesso daquela pessoa. Enfim, minha profissão é a mais linda e maravilhosa de todas, pois sempre por menos que pareça, sempre vou ter feito parte da vida de alguém e contribuído para o seu crescimento pessoal e profissional.

Professora Daniela

Minha experiência...........na escola!

Iniciei minha idade escolar com sete anos de idade, na cidade de São Jose Dos Quatro Marcos MT,tive uma boa recepção pela a professora do primaria não fiz o pré fui matriculada logo na primeira série Ensino fundamental e o meu Ensino Médio fiz o Magistério ali ja tive a total certeza do que eu queria ser Professora.Após o término prestei vestibular para História concluir pela UNIVA e hoje posso trabalhar na minha área de formação.Fui ter experiência em uma comunidade rural aqui mesmo em MT,o motivo de estar sempre so e alguns familiares aqui em Sinop resolvi então vim para Sinop para trabalhar como professora deixei meu curriculo na Assessoria e enviei outros a alguns município no qual fui chamada, nesse momento permaneci por alguns anos trabalhei na Escola E Manoel Soares Campos,esse ano por motivo pessoal resolvi vir para Sinop, e hoje faço parte do quadro de professore da Escola Estadual Professora Edeli Mantovane.

Registro de minha história de vida

Meus primeiros anos escolar foram em uma escola rural no Paraná, onde estudamos os quatro anos com a mesma professora. Os alunos maiores eram responsáveis pela merenda escolar, e organizaçâo da escola. Depois nos mudamos para a cidade onde cursei o ensino fundamental e o ensino medio na mesma escola. O ensino medio fiz basico em quimica foi uma aventura e tanto este periodo. Terminado o tão sonhado ensino medio fui me inscrever para o vestibular, ai vieram as duvidas. Que profissão seguir? Eu queria arquitetura mas na minha cidade nao tinha e meus pais nao deixavam eu morar sozinha em outra cidade. Ai pensei e me inscrevi no vestibular para pedagogia pois eu tinha as lembrança de como tinha sido a minha vida nos primeiros anos de escola e decidi que era esta profissão que iria seguir. Fiz quatro anos de faculdade, passei pelos estágios, regenências e quando terminei senti que nao estava preparada para entrar um uma sala de aula, pois o tempo que passei me preparando tinha sido poouco pois tinhamos teorias mas pouca prática.
Colei grau, em seguida vim para a cidade de Sinop começar a trabalhar no ano de 1987 os primeiros dias foram desesperadores pois não sabia se o que estava fazendo estava certo, tinha muitas duvidas, e com o passar do tempo vi que a cada dia eu aprendia com os meus allunos, e que ainda hoje depois de vinte dois anos de profissão nao sei tudo que cada dia e uma nova aprendizagem com os meus alunos e colegas de trabalho.

CARTA DE PAULO FREIRE

É QUE NÃO EXISTE ENSINAR SEM APRENDER. EM CADA ENSINAMENTO QUE O PROFESSOR FAZ ELE APRENDE COM O SEU ALUNO E POSSIBILITA QUE ESSE ALUNO ENTENDA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM.O PROFESSOR DESPERTA A CURIOSIDADE NO ALUNO E O INSTIGA A BUSCAR O CONHECINHENTO E A DIVIDI-LO COM O SEU PROFESSOR E COM OS OUTROS ALUNOS.

MARTA

Uma breve análise da carta de Freire aos professores

O que mais me chamou a atenção na carta de Paulo Freire foi a questão da aprendizagem do ensinador, é o fato do professor ensinar aprendendo porque revive aquilo que foi apreendido , é o ato de reconhecer um conhecimento antes apreendido (Freire pg 27). Ao repensar o passado o professor tem a oportunidade de rever suas posições, de repensar as práticas pedagógicas em sua atividade, e rever posições que antes foram apenas teorias impregnadas de subjetividade e desprovidas da prática, que apenas a vivência profissional poderia agregar para o desenvolvimento de um bom trabalho em sala de aula.

CARTA DE PAULO FREIRE AOS EDUCADORES

Saudoso Paulo Freire, muito aprendemos com suas produções e prova disto é a carta aos educadores que esplendidamente levou-nos a refletir sobre o trabalho pedagógico que realizamos em sala de aula. Para ensinar algo alguém preciso saber sobre o que vou ensinar e ao mesmo tempo considerar que o aprendiz tem leitura de mundo e assim nesta dialética fica claro que não existe ensinar sem aprender. Para ficar claro o que disse acima tomo a liberdade de transcrever o que Pauto Freire pensava sobre isto. "Quero dizer que ensinar exige a existência de quem ensina e de que aprende."Portanto ele deixa claro que o educador tem responsabilidade ética, política e profissional, por isso deve está se capacitando continuamente para a partir dai está preparado para ensinar assim ele terá condiçoẽs de reverter o quadro dos alunos que vão a escola e não apropriam da leitura e da escrita. Prof. Geruza

PRIMEIRO CONTATO COM OS ESCRITOS DE PAULO FREIRE

Os primeiros contatos com os escritos foram na faculdade de pedagogia e que nao existe o ensinar sem aprender isso se da de tal maneira que quem ensina aprende pois teve um conhecimento antes aprendido, do outro lado o aluno com a sua curiosidade faz com que o ensinante ajuda a descobrir incertezas, acertos e equívocos.

meu primeiro contato com paulo freire

O MEU PRIMEIRO CONTATO COM PAULO FREIRE FOI EM SÃO PAULO, QUANDO FUI FAZER A MINHA PÓS E COMECEI A DAR AULAS DE ARTE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, PRIMEIRO CICLO. TRABALHAVAMOS A PROPOSTA DA EMILIA FERREIRO, QUE DIZIA QUE A CRIANÇA APRENDE MELHOR QUANDO SE TRABALHA A REALIDADE DA CRIANÇA, AQUILO QUE A CRIANÇA CONHECE .marta

Primeiro contato com os escritos de Paulo Freire

Eu como educadora posso ser sincera em dizer que o meu primeiro contato com os escritos de Paulo Freire foi agora no encontro da Sala de Educador. Achei muito relevante tudo que li sobre ele, desde sua biografia até seus trabalhos dentro da educação.Procurarei ler mais sobre este teórico. Professora Daniela

Experiência Com Paulo Freire

Ensinar não pode ser um puro processo,ensinar e aprender são forma de ter experiência para poder assim conduzir sua vida....diante de todos pos atos de compreensão teremos nossas dúvidas,por isso jamais desistir perante um obstáculos encontrados no nosso dia-dia dentro e fora de sala.

Aurora Ramos


PRIMEIRO CONTATO COM PAULO FREIRE


Nos meus primeiros anos de Faculdade de Pedagogia aprendemos sobre o autor Paulo Freire, existem vários métodos desse grande autor. E se hoje me vejo como sujeito da realidade e não apenas como objeto dela é porque em algum momento do caminho, me apresentaram Paulo Freire ensinaram-me que as gavetinhas do meu processo de aprendizagem deveriam ser questionadas e foi aí que eu tive a oportunidade de começar a aprender realmente sobre a educação. Os professores dever ser um grande aprendiz, e está aberto de apreender com a realidade de seus educandos, mas para que isso ocorra é preciso que se tenha uma metodologia rigorosa, que o professor tenha consciência de seu papel em sala de aula.
Os ensinamentos de Paulo Freire e praserozo para a minha vida.

FESTA DO DIA 27-08-2011






SALA DO EDUCADOR TERÇA-FEIRA













terça-feira, 30 de agosto de 2011

Carta de Paulo Freire aos professores

Primeiro contato com os escritos de Paulo Freire

No primeiro momento em que fiz uma leitura do texto de Paulo Freire, tive uma compreensão de que tudo o que estava escrito era novo no meu conhecimento, é por isso que eu aprecio a leitura de Paulo Freire, por que sempre aprendemos alguma coisa nova no paradigma da educação.

Ed: Isaias E Melo

Minha história de vida na construção do saber

Comecei a freqüentar a escola com quatro anos de idade, por motivo de morar na área rural distante da comunidade escolar e tinha que ir de companhia com o meu irmão de sete anos. Tive uma boa recepção pela a professora, a mesma entregou um caderno e um lápis e comecei acompanhar todas as atividades. Quando completei sete anos continuei na mesma escola legalmente no primeiro ano do ensina fundamental, mas depois de alguns anos mudamos para a cidade de Assis Chateaubriand conclui o ensino fundamental e médio. Após iniciei o estudo na faculdade (UNIPAR) no curso de Ciências Exatas, porque sempre acreditei que a educação é uma saída principal para a população. No ano de 1999 conclui a plena em ciências Biológica e também o curso de especialização em interdisciplinaridade na educação. A final depois de formado no ano de 2000 vim para o estado de Mato Grosso para trabalhar como professor na Escola E. Rosa dos Ventos, em que os estudos sala de professor, ou seja, formação continuada tem contribuído com os conhecimentos pedagógicos no decorrer dessa caminhada. Tenho experiência com supletivo, (EJA) educação de jovens e adultos, ensino regular, escola ciclada de formação humana, em que atualmente estou atuando na Escola E.prof° Edeli Mantovani.

Ed: Isaias E. Melo

PAULO FREIRE

Verdades da Profissão de Professor.
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.
MARIA APARECIDA RODRIGUES
ATIVIDADE REFLEXIVA SOBRE O TEXTO: “CARTA DE PAULO FREIRE AOS PROFESSORES” PRODUZIDO NA SALA DE EDUCADOR

“NÃO EXISTE ENSINAR SEM APRENDER”
O professor aberto, humilde consegue aprender juntamente com os alunos, explorando as curiosidades e as oportunidades, revê e repensa o que já é certo para ele, buscando alternativas.
O ensinante aprende par a ensinar, mas, também pode aprender ensinando.
O prefessor deve estudar. A importância de se capacitar, se preparar de forma responsável e ética para exercer está função. A formação permanente e análise crítica de sua prática deve ser uma constante em sua vida.
Há sempre algo diferenrte a fazer na nossa rotina educativa.

“NÃO LER POR LER”
Ler de forma significativa compreendendo, interpretando e tentando tirar proveito para a sua vida.
Temos que ensinar a ler com compreensão,
Teoria + prática = estudar
estudar é ganhar compreensão mais exata das coisas, é perceber arelação existente com outros objetos.
O estudar não pode ser uma transferência mecânica de conhecimentos a ser memorizado.
O ensinar de forma crítica leva o aluno a compreender o contexto e de refletir sobre ele.
O ato de ler deve ser gostoso, sem pressa, com tempo de pesquisar no dicionário o que significam certas palavras. A compreensão do que se está lendo não acontece de repente, precisa de calma e humildade. O nível do conteúdo do livro e o nível da formação do leitor não pode ser demasiadamente grande.
Tão importante quanto ler é fazer anotações, redações, notas, fichas de leitura, fazer redações de pequenos textos sobre as leituras que fazemos e também escolher bons escritores.
Desenvolver nos alunos, durante toda a vida escolar, o gosto pela leitura.


SIRLEI INÊS DIETRICH ESTRELA
SINOP-2011

PAULO FREIRE


Adoro a metodologia de Paulo Freire, me inspirei nele, na faculdade aprendi muito sobre ele e me encantei com esse homem maravilhoso que visava o comprometimento e o respeito ao outro.Isso é o que todo pedagogo deve fazer para ser como ele. São poucos os educadores que se desafio, Paulo Freire, faz além, através da criação da concepção de educação popular ele consolidou um dos paradigmas mais ricos da pedagogia contemporânea rompendo radicalmente com a educação elitista e comprometendo-se verdadeiramente com homens e mulheres. Ele faz contribuição para a formação de uma sociedade democrática ao construir um projeto educacional radicalmente democrático e libertador. Gosto da sua concepção tenho certeza que seguir a sua teoria da muito mais trabalho enquanto educador, mas é como ele diz precisa trabalhar com paixão. Conhecer os ensinamentos de Paulo Freire é ter o prazer de reaprender a vida e o mundo, é também uma grande e talvez única forma de entender que somos todos aprendizes dentro de um processo educativo, onde dando as mãos, nos reconhecemos irmãos na nossa semelhança tão desigual! Obrigada meu inesquecível mestre, pela humildade em deixar tão grande legado de aprendizado para todos os seres humanos desse planeta!
MARIA APARECIDA RODRIGUES

PONTOS QUE CHAMARAM NOSSA ATENCAO NA CARTA DE PAULO FREIRE AOS PROFESSORES

Slide

Biografia de Paulo Freire


Não tive nada de Paulo Freire na minha vida escolar, pois no Curso de História não é estudado sua s teorias. Já como professora passei a ter algum conhecimento em cursos e encontros pedagógicos.

A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda.

Paulo Freire

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CARTA DE PAULO FREIRE AOS PROFESSORES


CARTA DE PAULO FREIRE AOS PROFESSORES

Ao longo do  texto de Paulo Freire podemos destacar as seguintes palavras: ensinar, apreender, teoria, pratica, experiências, leitura e escrita, seus relatos ajudam-nos a refletir sobre nosso papel como educador.
Ensinar e apreender
Por mais que estamos preparados para ensinar, na prática ocorre novas aprendizagem, em que consideramos da seguinte forma; quanto mais ensina mais aprende (experiências). Ninguém lê ou estuda um texto se a mesma não desperta curiosidade de apreender, ou seja, obter compreensão e aprendizagem da leitura de mundo e dos seus fazeres no mundo.
Quanto as experiência na alfabetização teoria/prática
         De acordo com o texto, Paulo Freire, presenciou experiência de formação de alfabetizadores, com participação de educadores focado no método de ensino teoria/prática em que cada tarde do curso em duas horas de trabalho com os 25 participantes quatro candidatos assumiam a direção dos debates, sendo que os mesmo discutiam a leitura dos textos na teoria e sua participação do ensinar/apreenderem considerava a prática de ensino e no final da apresentação discutiam os erros e acertos a serem repensados e no dia seguinte se repetia da mesma forma para os outros participantes.
A importância da leitura na alfabetização e pesquisa.
No texto ficou claro que o leitor ou estudante não deve abandonar uma leitura por motivo de não compreender seu significado ou achar difícil a compreensão da mesma, sendo cada profissional utiliza de suas ferramentas para resolver os seus fazeres, assim o leitor também obtém de vários mecanismos como os dicionários para solucionar as dúvidas, acrescentando o conhecimento e a compreensão do texto, tornando todos os vês mais interessantes e prazerosos a leitura. Na aprendizagem dos alunos a leitura/escrita são os principais pontos em que os educadores e educadoras devem estimular aos alunos, no cuidado de não serem imposto ou obrigatório, mas que seja feita com prazer e alegria na construção do conhecimento.
A final ninguém escreve se não escrever, assim como ninguém nada se não nadar.
Autores:
Amilto Fransisco de melo
Isaias Eugênio de Melo

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sala do Educador - Turma de Quinta Feira

Relatos do registro:
Alguns conheceram Paulo Freire no magistério na faculdade o livro " Pedagogia do Oprimido" foi o livro que mais lido pelos participantes que fizeram pedagogia. Na a sala do educardor tivemos o primeiro contato com este texto. O primeiro contato com Paulo Freire  de uma das participantes foi ajudando a mãe fazer  um projeto para a faculdade. Este autor foi mais estudados por quem fez pedagogia. As áreas de exatas não estudaram o autor.

"Cabe a autor buscar ajuda ao que não está entendendo quando está lendo." - Janaína.

"A formação docente do ensinante se funda na análise crítica de sua prática." - Micheline.

"O ensinante aprende a ensinar algo que é reaprendido por estar ensinando." - Marcos

"Mediante as obras de Paulo Freire, mesmo nos remete  haja vista reflexões de práticas pedagógicas em nosso dia a dia, haja vista que sem estas reflexões, nossas práticas deixam de ter real sentido." - Andréia



segunda-feira, 15 de agosto de 2011


Atenção Educador
Participe da Formação
Tecnologias na Educação: articulando saberes na prática pedagógica

Turma 1 – segunda-feira das 17 as 19:30 – Laboratório E.E.Edeli
Datas: todas as segundas até  14/11/2011

Turma 2 – sábado das 7:30 as 11h – Laboratório E.E.Edeli
Datas: 20/08, 03, 17 e 24/09, 8, 15 e  29/10, 12 e 19/11

Turma 3 – quinta-feira das 17 as 19:30 – Laboratório E.E. Rosa dos Ventos
Datas: todas as quintas até 17/11

Os interessados podem comparecer na data do encontro e fazer sua inscrição no local.


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Blog rede de aprendizagem cooperativa

Projeto de Pesquisa Interinstitucional - Formação Docente em Contexto Interativo: Processos Cooperativos de Aprendizagem Potencializados pelas Tecnologias Digitais e Telemáticas
Data: 10/08/2011

Tema:        Blog rede de aprendizagem cooperativa
Objetivos: Aprimorar coletivamente a arquitetura do blog
                  Desenvolver estratégias para utilização pedagógica e efetiva do blog
                  Fomentar construção colaborativa do blog.
Proposta:  Leitura do caderno de registro
                  Leitura compartilhada. Registros do blog
                  Interatividade e interação no blog (links, slides, álbum de fotos, configurações, registros,         imagens,...)
                 Desenvolver notícias dos projetos e/ou produções dos alunos.
                 Interação no eproinfo (acessar o site, senha, dados cadastrais, módulo/atividades de turma, fórum, biblioteca...)


Discutimos sobre como inserir um slide no blog, como compartilhar um vídeo, que os professores devem deixar aqui também registrado notícias de seus projetos e/ou produções dos alunos. Que no blog pode ter uma biblioteca (de links) . Os professores podem trazer a câmera para a sala do educador para inclusive colocar nas suas postagens-registros.O professor Marcos e a Professora Tati, juntamente com a professora Tati irão editar a página deste blog com o histórico da Escola Edeli Mantovani.
         

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Tecnologias na Educação: Articulando Saberes na Prática Pedagógica

Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica – CEFAPRO – Sinop


Formação Continuada: Tecnologias na Educação: Articulando Saberes na Prática Pedagógica

1º Encontro


  • Inscrição e levantamento das temáticas;

  • Data e local;



2º Encontro


  • Ambiente Virtual de Aprendizagem Colaborativa eproInfo: www.eproinfo.mec.gov.br

  • Usuário e senha;

  • Cadastrar foto;

  • Atividades – acessar e postar.


3º Encontro

E.E. Prof.ª Edeli Mantovani.

Data: 08/08/2011 - Turma de Segunda 17:00 às 19:00

13/08/2011 - Turma de Sábado 7:30 às 10:30

E.E. Rosa dos Ventos.

Data: 11/08/2011 - 17:00 às 19:00


Tema: Utilização e Manutenção do Projetor Multimídia


Objetivos: Compreender os procedimentos necessários para instalação, utilização e conservação do projetor multimídia.


Desenvolvimento das Atividades:

  • Socialização das capacidades desenvolvidas no encontro anterior;

  • Leitura compartilhada;

  • Apresentar as partes que compõem o projetor multimídia;

  • Dicas de conservação e manutenção;

  • Atividade prática de instalação e utilização;

  • Como pode ser utilizado um projetor?

  • Elaborar uma apresentação de slides para ser apresentada com o projetor;


Atividade a distância: terminar a atividade, aprimorando-a. A atividade será apresentada no próximo encontro e/ou postada no blog;


segunda-feira, 1 de agosto de 2011


ENCONTROS DOS DIAS 03, 04 E 05 DE AGOSTO
TEMA: PLANEJAMENTO
nesta semana faremos o planejamento da "Semana Diferenciada", uma prática que realizamos sempre no mes de agosto, onde os educadores planejam aulas diferenciadas com os conteúdos do primeiro semestre, para oportunizar aos alunos a aprendizagem significativa dos conteúdos já trabalhados, para tanto é necessário cada educador entender a importancia do planejamento e seu significado como um aliado no dia a dia das aulas. O resultado do conselho de classe deve ser levando em consideração, e essa é uma ação de toda a escola, não só dos que participam da Sala do Educador. O compromisso de todos é fundamental.