Pautas Sala de Educador 2011


Pautas do dia 23, 24 e 25 de agosto

Objetivos: Estimular a leitura de Paulo Freire

Desenvolvimento:  Leitura do texto "Carta aos Professores".

Atividade 1:  Socialização do texto lido

Atividade 2: Fazer registro escrito de como foi seu primeiro contato com os escritos de Paulo Freire

atividade 3 : Cada participante fará seu registro escrito de sua história de vida como educador.



Pautas dos dias 30, 31/08 e 01/09

   Leitura Compartilhada: O Porco e o Cavalo - sobre esforço e reconhecimento.

   Registrar no  blog os pontos que mais chamaram sua atenção no texto.

   Registro escrito de seu primeiro contato com os escritos de Paulo Freire.

   Registro escrito de sua história de sua vida ( seu processo de escolarização, sua relação com o saber, com a escola e porque se tornou educador).

   Pesquise na internet uma frase de Paulo Freire, faça uma reflexão em seguida  escrevendo um cartaz para ser colocado na escola.


        Encontros dos dias 06 e 08/09 - HTC

Leitura Compartilhada: Há Escolas que são Gaiolas e há Escolas que são Asas
Vídeo: Geração Y
Leitura Memorial Thiélide
Estudos dos Projetos a serem apresentados no Sempac
Termino das atividades propostas no encontro anterior.
Responder as atividades do E-proinfo

        Encontros dos dias 13 e 15/09 - HTC

Leitura Compartilhada: A Marca de Amor
Responder atividades do e-proinfo

Encontro dos dias 20, 21 e 22/09


Tema: Interdisciplinaridade e planejamento

1º Encontro  - semana de 20 a 22/09/11

-       Leitura Compartilhada
-       Definir quem fará o registro reflexivo deste encontro (no blog);
-       Confirmação dos Projetos e ações já realizadas e a serem desenvolvidas;
-       SEMPAC – Banner - Comunicação Oral (artigo 8-12p) - Relato de Experiência (resumo 250/350 palavras), Verificar: Quem representará a escola no comitê científico;
-       Esclarecer a dinâmica de estudos planejados (1º, 2º e 3º Encontro);
-       Leitura, discussão e sistematização dos textos sobre interdisciplinaridade (5 grupos);

Metodologia de trabalho em grupo para a Sistematização do texto:
-       Definir Coordenador, Relator;
-       Leitura do texto;
-       Pontuar os itens importantes a serem apresentados na mesa redonda do 3º encontro;
-       Refletir sobre:A prática interdisciplinar está acontecendo nos projetos de aprendizagem? Escreva com detalhes como aconteceu ou deveria acontecer.


2º Encontro  - HTC - semana de 27 a 29/09/11
-       Deixar em dia as atividades 1 a 5;
-       Realização da atividade 6 no ambiente eproinfo:

2011 – Atividade 6 - Sistematização dos Projetos de Aprendizagem
Em grupo, escrevam coletivamente a sistematização das diferentes etapas dos Projetos de Aprendizagem e, posteriormente, enviem na Biblioteca/Material do aluno/ Enviar arquivo - Tema: 2011- Projetos de Aprendizagem - Subtema: 2011- Ativ.6 - Sistematização das Etapas
Acessem a Biblioteca/Material do Professor/Lista de Acervo que vocês encontrarão o arquivo Sistematização projetos de aprendizagem para download.


3º Encontro – semana de 04 a 06/10/11

-       Mesa Redonda sobre interdisciplinaridade – cada grupo apresentará a sistematização do capítulo lido – reflexão proposta – outras considerações;
-       Planejamento: a partir das sistematizações dos projetos (atividade 6), cada grupo deverá readequá-lo considerando a prática interdisciplinar;