terça-feira, 25 de outubro de 2011

Interdiciplinariedade


Na sala do Educador do dia 19/10 Profº Hernandes do CEFAPRO fez comentário sobre a realização do II Sempac (SEMINÁRIO DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA) e sua apresentação que será realizado no dia 28 e 29 de novembro de 2011,local Anfiteatro da UNEMAT.Consiste em socializar partes da experiências envolvendo os Projetos de Aprendizagem desenvolvidos pelos profissionais e estudantes da educação básica das Escolas Estaduais “Rosas dos Ventos”,”Professora Edeli Mantovani”,”São Vicente de Paula “ e “Renne Menezes”.O Sempac tem como objetivo promover a interlocução entre os profissionais/estudantes da educação básica e pesquisadores(professores e formadores do CEFAPRO e professores da Unemat).
Nesse momento também ocorreu a socialização dos textos lidos no encontro passado,cuja a Professora Geruza faz um ressalva sobre a importância da dedicação do trabalho “interdisciplinar”.
São muitos os conceitos de interdisciplinaridade, mas tomamos para nossa discussão algumas que podem nortear o nosso trabalho sobre interdisciplinaridade no âmbito escolar,voltada para a formação do indivíduo.A interdisciplinaridade propõe a capacidade de dialogar com as diversas ciências, fazendo entender o saber como um todo e não partes ou fragmentações . Assim, podemos dizer que a interdisciplinaridade trata-se de uma proposta onde a forma de ensinar leva em consideração a construção do conhecimento pelo aluno. Não se tratar de unir as disciplinas, mas é fazer do ensino uma prática em que todas demonstrem que fazem parte da realidade do educando.



Professora : Aurora Ramos

Um comentário:

  1. Um projeto interdisciplinar não é ensinado.Ele é vivenciado,isso faz com que a responsabilidade individual de cada participante seja grande envolvendo-se com o projeto propriamente dito ,não apenas com as pessoas que fazem parte desse projeto, mas com o objetivo que ele tem.

    ResponderExcluir