O título do Blog emerge do objetivo principal do projeto de pesquisa que a Aprendizagem Cooperativa potencializada pelas tecnologias digitais. A Aprendizagem Cooperativa é o pressuposto que orienta a implementação e desenvolvimento dos Projetos de Aprendizagem com suporte das tecnologias digitais e telemáticas na escola. A Aprendizagem Cooperativa é uma abordagem pedagógica que tem como pressuposto básico a cooperação, uma ação que pressupõe as trocas e compartilhamento de ideias, o respeito mútuo, o pensar juntos, a colaboração, a ação coordenada dos protagonistas. A cooperação é o pilar para criação de ambiente cooperativo de aprendizagem. O ambiente cooperativo privilegia o trabalho colaborativo e a participação online. Há elevado grau de interação, comunicação, realização de pesquisas, descobertas, registros e soluções de desafios. A aprendizagem cooperativa tem sua base nos trabalhos em conjunto, nas trocas e reflexões coletivas. Os aprendizes vivenciam situações de aprendizagem que suscitem consensos, crítica e autocrítica e autonomia na busca de soluções. No ambiente cooperativo, o professor tem sua função descentralizada, uma vez que os atores, numa postura horizontal, contribuem com o processo de aprendizagem, o objetivo comum de todos os envolvidos. A cooperação é condição para constituição de comunidades de aprendizes.
Nessa perspectiva, este espaço pensado e tecido a muitas mãos representa a imersão tecnológica de uma comunidade de aprendizes que tem memórias reflexivas para contar e compartilhar com a coletividade que representa e legitima esta comunidade. Acredito que este espaço interativo poderá potencializar as dimensões coletivas como sugestiona Pierre Lévy, em seu livro intitulado As Tecnologias da Inteligãncia:o futuro do pensamento na era da informática, ao afirmar que a dimensão cognitiva, o pensar coletivo são dinâmicas que potencializam a inteligência coletiva em ambientes virtuais. Para Lévy, a intersecção do pensamento humano com o uso das tecnologias intelectuais potencializa transformações no processo cognitivo e, ao mesmo tempo, reafirmam as identidades culturais dadas às experiências e interações do sujeito com a arquitetura suportada pela técnica e pelos produtos da inteligência humana. Essa interação potencializa novas racionalidades, interpretações e reinvenção da cultura contemporânea. Assim, convido a tod@s a participar deste espaço que possibilita a autoria coletiva e colaborativa.
Abcos, Profa. Albina
Nessa perspectiva, este espaço pensado e tecido a muitas mãos representa a imersão tecnológica de uma comunidade de aprendizes que tem memórias reflexivas para contar e compartilhar com a coletividade que representa e legitima esta comunidade. Acredito que este espaço interativo poderá potencializar as dimensões coletivas como sugestiona Pierre Lévy, em seu livro intitulado As Tecnologias da Inteligãncia:o futuro do pensamento na era da informática, ao afirmar que a dimensão cognitiva, o pensar coletivo são dinâmicas que potencializam a inteligência coletiva em ambientes virtuais. Para Lévy, a intersecção do pensamento humano com o uso das tecnologias intelectuais potencializa transformações no processo cognitivo e, ao mesmo tempo, reafirmam as identidades culturais dadas às experiências e interações do sujeito com a arquitetura suportada pela técnica e pelos produtos da inteligência humana. Essa interação potencializa novas racionalidades, interpretações e reinvenção da cultura contemporânea. Assim, convido a tod@s a participar deste espaço que possibilita a autoria coletiva e colaborativa.
Abcos, Profa. Albina
Oi Albina, a aprendizagem cooperativa ocorre normalmente em educação à distância, mas nem sempre; e no presencial há muitos desafios? Que tal isso ser um tema para um encontro na sala de educador: Aprendizagem cooperativa no ensino presencial. Pois existem muitos desafios principalmente sem a presença de tecnologias (às quais nem todos os professores estão habilitados).
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