quarta-feira, 13 de julho de 2011

Aprendizagem Cooperativa Potencializada pelas Tecnologias Digitais

Este Blog Colaborativo nasce das sugestões do grupo de profissionais da Escola Estadual Professora Edeli Mantovani que participam das ações promovidas pelo Projeto de Pesquisa Interinstitucional Formação Docente em Contexto Interativo: processos cooperativos de aprendizagem potenciados pelas tecnologias digitais e telemáticas, uma ação cooperativa da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Sinop-MT com o Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO), polo Sinop-MT. Este projeto de pesquisa teve suas ações iniciadas na escola em setembro de 2009, com previsão de encerramento em novembro, quando acontecerá o II SEMPAC – Seminário de Projetos de Aprendizagem: Socialização de Experiências.
O título do Blog emerge do objetivo principal do projeto de pesquisa que a Aprendizagem Cooperativa potencializada pelas tecnologias digitais. A Aprendizagem Cooperativa é o pressuposto que orienta a implementação e desenvolvimento dos Projetos de Aprendizagem com suporte das tecnologias digitais e telemáticas na escola. A Aprendizagem Cooperativa é uma abordagem pedagógica que tem como pressuposto básico a cooperação, uma ação que pressupõe as trocas e compartilhamento de ideias, o respeito mútuo, o pensar juntos, a colaboração, a ação coordenada dos protagonistas. A cooperação é o pilar para criação de ambiente cooperativo de aprendizagem. O ambiente cooperativo privilegia o trabalho colaborativo e a participação online. Há elevado grau de interação, comunicação, realização de pesquisas, descobertas, registros e soluções de desafios. A aprendizagem cooperativa tem sua base nos trabalhos em conjunto, nas trocas e reflexões coletivas. Os aprendizes vivenciam situações de aprendizagem que suscitem consensos, crítica e autocrítica e autonomia na busca de soluções. No ambiente cooperativo, o professor tem sua função descentralizada, uma vez que os atores, numa postura horizontal, contribuem com o processo de aprendizagem, o objetivo comum de todos os envolvidos. A cooperação é condição para constituição de comunidades de aprendizes.
Nessa perspectiva, este espaço pensado e tecido a muitas mãos representa a imersão tecnológica de uma comunidade de aprendizes que tem memórias reflexivas para contar e compartilhar com a coletividade que representa e legitima esta comunidade. Acredito que este espaço interativo poderá potencializar as dimensões coletivas como sugestiona Pierre Lévy, em seu livro intitulado As Tecnologias da Inteligãncia:o futuro do pensamento na era da informática, ao afirmar que a dimensão cognitiva, o pensar coletivo são dinâmicas que potencializam a inteligência coletiva em ambientes virtuais. Para Lévy, a intersecção do pensamento humano com o uso das tecnologias intelectuais potencializa transformações no processo cognitivo e, ao mesmo tempo, reafirmam as identidades culturais dadas às experiências e interações do sujeito com a arquitetura suportada pela técnica e pelos produtos da inteligência humana. Essa interação potencializa novas racionalidades, interpretações e reinvenção da cultura contemporânea. Assim, convido a tod@s a participar deste espaço que possibilita a autoria coletiva e colaborativa.

Abcos, Profa. Albina

Um comentário:

  1. Oi Albina, a aprendizagem cooperativa ocorre normalmente em educação à distância, mas nem sempre; e no presencial há muitos desafios? Que tal isso ser um tema para um encontro na sala de educador: Aprendizagem cooperativa no ensino presencial. Pois existem muitos desafios principalmente sem a presença de tecnologias (às quais nem todos os professores estão habilitados).

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