quarta-feira, 13 de julho de 2011

Reflexão teórica de ensino aprendizagem:

Reflexão teórica de ensino aprendizagem:

A pratica educativa envolve uma constante busca de procedimentos para desenvolver nos alunos o interesse pelas atividades pedagógicas, fazendo com que adquirem o gosto pelo conhecimento científico. Tomando como base a perspectiva histórico-cultural e a pratica do cotidiano escolar, isto é, a práxis, o professor tem o principal papel no desenvolvimento de ensino aprendizagem dos seus alunos.
Visando a isto, é que Vygotsky dá destaque às condições que o indivíduo possui para, a partir do ambiente em que vive, ter acesso aos instrumentos “físicos e simbólicos” desenvolvidos pelas gerações que o procederam. O instrumento amplia os modos da ação do homem. Assim, da mesma forma que atua sobre a natureza fazendo uso dos instrumentos físicos, transformando em conhecimentos simbólicos, influenciando assim o seu modo de agir.
Neste processo de ensino aprendizagem, enfatiza-se o trabalho com projetos na sala de aula, pois o professor evidencia objetivos a serem alcançados com seus alunos, através de uma análise das necessidades de ensino aprendizagem dos mesmos, onde promova a interação e o estímulo para a aquisição do conhecimento.
Sendo assim, Vygotsky destaca que o bom ensino é aquele que estimula a criança a atingir um nível de compreensão e habilidade que ainda não domina completamente, “puxando” dela um novo conhecimento. Sendo que, ensinar o que a criança já sabe desmotiva o aluno a ir além de sua capacidade. O ensino de um novo conteúdo não se resume à aquisição de uma habilidade ou de um conjunto de informações, mas amplia as estruturas cognitivas da criança.

2 comentários:

  1. Oi Cida,realmente ampliar as capacidades cognitivas do educando é muito melhor que transferência de conhecimentos, pois aquilo que ele já sabe não o estimulará a ir além de sua capacidade.

    ResponderExcluir
  2. o texto de paulo freire nos questiona sobre a importancia da leitura e do seu registro, algo que pertemos o habito com o tempo, tambem nos questionando que para a compreenção da leitura precisamos de um interesse pela mesma e que seja equivalente o texto a nivel intelectual.
    o meu primeiro contato com os escritos de paulo freire foi atraves do conhecimento da sua estoria de sua vida.
    nome: professora jaqueline
    comecei a escolarização com a pre-escola no primeiro ano do ensino fundamental fui reprovada por brincar de mais, então não reprovei mais me tornando uma boa aluna.
    e minha decisão de fazer o curso de quimica foi influencia do desejo de fazeer o curso de farmacia.

    ResponderExcluir