sexta-feira, 30 de setembro de 2011

        AULA REALIZADA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COM ALUNOS DO 7º ANO. OPERAÇÕES DE ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO UTILIZANDO O SOFTWARE TUX MATH.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA EDELI MANTOVANI


   Autores: Amilto e Adalgisa

                                         Aprender brincando 
                   
O lúdico como motivação nas aulas de Matemática

           Objetivo: através do jogo os alunos realizaram mentalmente cálculo que envolve as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Isto é uma atividade lúdica que através do programa tux math podem praticar a tabuada de uma forma divertida e prazerosa.  
Justificativa: melhorar o desempenho de resolução de problemas que envolva operações de adição, subtração, multiplicação e divisão tendo em vista a dificuldade dos alunos com relação à tabuada.
Duração das atividades: 45 minutos  
 O Tux Math é um jogo educativo para crianças ele vai ensinar matemática de forma mais criativa e divertida. O jogo implica a capacidade de efetuar cálculos aritméticos simples, de forma rápida, para que as crianças progridam no jogo terá que resolver as operações. O personagem principal do jogo é o famoso Pingüim Tux, que vai destruir todos os meteoros com sua arma de raios laser, ativada pelas soluções matemáticas.






               Atividades lúdicas como: jogos, brincadeiras,... , é um ingrediente indispensável no relacionamento entre as pessoas, possibilita que autoconhecimento, afetividade, prazer, cooperação, autonomia, imaginação e criatividade cresçam, permitindo que o outro construa por meio da alegria e do prazer de querer fazer e construir.
     Crianças ou jovens brincam, demonstram prazer e alegria em aprender. Eles têm oportunidade de lidar com suas energias em busca da satisfação de seus desejos. E a curiosidade que os move para participar da brincadeira é, em certo sentido, a mesma que move os cientistas em suas pesquisas. Dessa forma é desejável buscar conciliar a alegria da brincadeira com a aprendizagem escolar.
      O Tux Math é um jogo educativo para crianças, ele vai ensinar matemática de forma mais criativa e divertida, nessa aula podemos perceber a interação dos alunos no sentido de resolução das operações a idéia de um ajudar o outro fica mais claro o treino do raciocínio lógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário