quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Minha vida escolar

Bom, iniciei minha vida escolar em uma escola estadual no bairro Novo Diamantino, na pequena cidade de Diamantino, onde cresci e vivi a maior parte de minha vida até hoje. Meus pais, apesar de serem analfabetos, nunca deixaram faltar o interesse e incentivo pelos estudos em casa. A escola é uma escola simples e humilde que amo de coração, pois foi lá que estudei durante 10 anos, pois na época fazíamos o pré-1 e o pré-2, depois de terminar os prés tive uma cerimônia de formatura que as meninas ficavam todas vestidas iguais com aquelas saias cheias de preguinhas (eu amava usar aquelas saias) e de gravata borboleta e os meninos todos de social também, tenho as fotos guardadas até hoje de lembrança. Minha primeira professora jamais esquecerei, o nome dela é Benedita, uma pessoa muito querida por todos.

Da primeira até a quinta série passei direto todos os anos, mas na sexta fiquei de recuperação na matéria de história, queria morrer de raiva e tanto ódio daquela professora na época, pois para mim era o “fim da picada” ter que ficar de recuperação, meus pais diziam que não poderia jamais reprovar e eu sempre tive muito respeito (e medo) deles, então estudei muito e consegui passar. Durante muito tempo fiquei com um certo trauma daquela professora, e talvez por ironia do destino, depois de muito tempo a reencontrei na escola Picinati aqui em Sinop quando fui fazer meu primeiro estágio de observação, foi muito legal quando me apresentei, pois ela se lembrou de mim e se surpreendeu com a novidade de eu estar estudando para ser professora.

Quando passei da oitava série para o ensino médio, optei por fazer o curso profissionalizante de Técnico em Contabilidade, porém, havia alguns obstáculos a serem ultrapassados, pois a única escola que oferecia os cursos profissionalizantes ficava a mais de 10 km da minha casa e as aulas eram a noite, então dependeria de ônibus escolar e principalmente de convencer meu a deixar, pois para ela estava fora de cogitação eu ter que estudar tão longe. Mas, depois de convencer minha mãe e meus irmãos, consegui a ajuda deles para convencermos meu pai também. Meu irmão Ede, mais novo dos homens, se prontificou a me buscar todos os dias no ponto do ônibus quando chegasse da escola, porque chegaria muito tarde para ir pra casa sozinha com uma amiga que morava próximo. Como eramos praticamente uma turma inteira todos da mesma vizinhança, nos reunimos e fomos na prefeitura e conseguimos o ônibus, mas depender de ônibus escolar não é fácil, ainda mais aqueles que estavam sempre com algum defeito, enfim, havia semana que o ônibus nos levava na escola mas não ia buscar porque tinha acontecido alguma coisa. Aqueles dias foram muito difíceis, quando não conseguíamos carona tínhamos que voltar para casa a pé tarde da noite, em meio as serras escuras que separam o Novo Diamantino de Diamantino velho (como é conhecido), sem contar a preocupação das famílias, pois ninguém tinha telefone em casa para avisar e nem celular, que naquela época era algo que somente as pessoas que tinham mais condições de vida possuíam. Mas, no final tudo acabava bem, pois mesmo com tantas dificuldades nós nos divertimos e conseguimos o tão sonhado diploma de Técnico em Contabilidade no ano de 1997.

Após ter terminado o ensino médio eu queria muito entrar na faculdade, mas na cidade não tem faculdade pública até hoje, somente particular, e como meus pais não tinham condições de pagar uma faculdade particular eu tive que me contentar em ter terminado o ensino médio e fazer apenas cursos gratuitos que surgiam, então comecei a trabalhar também para ajudar em casa.

Quando foi no ano de 2004 eu fiquei desempregada e não conseguia emprego na cidade, foi aí então que percebi que deveria mudar de cidade e procurar novos horizontes para minha vida. Não conhecia a cidade de Sinop, mas falaram muito bem e principalmente pelo fato de ter universidade pública, o que no momento era meu objetivo, “voltar a estudar e ser uma enfermeira” (perceberam que aqui já tinha mudado o foco né?!rsrs).

Exatamente no dia 01 de maio de 2005 eu cheguei em Sinop e fui procurar emprego e me informar sobre a universidade, eu queria fazer curso de enfermagem, mas fui impossibilitada pelo fato das aulas serem em período integral e eu precisava trabalhar. Então optei por fazer letras para trabalhar como redatora, pois também sempre gostei da área de linguagens. Entrei para um cursinho pré-vestibular e consegui passar no primeiro vestibular que fiz. Iniciei o curso em 2007/01, quando já havia terminado o ensino médio praticamente há 10 anos. Até o 6 semestre do curso mantinha a ideia fixa de ser redatora, foi quando iniciaram os estágios e comecei a gostar da ideia de ser professora e aqui estou eu hoje, atuando como professora e apesar das dificuldades gostando muito do que faço. Sei que ainda tenho muito o que aprender, pois estou engatinhando na profissão e sei também que jamais seremos possuidores de todo o conhecimento, apenas buscamos cada vez aprender mais.

Devo tudo o que sou hoje aos meus familiares que sempre me apoiaram e sei também que sou motivo de orgulho para meus pais, pois entre 4 irmãos do total, sou a única que conseguiu concluir os estudos, uns por falta de oportunidade e outros por falta de interesse pararam no meio do caminho, mas sempre digo a eles que nunca é tarde para estudar, pois se eu pensasse dessa forma não teria voltado aos estudos 10 anos depois.

Maria Lucia


Nenhum comentário:

Postar um comentário