segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CARTA DE PAULO FREIRE AOS PROFESSORES


CARTA DE PAULO FREIRE AOS PROFESSORES

Ao longo do  texto de Paulo Freire podemos destacar as seguintes palavras: ensinar, apreender, teoria, pratica, experiências, leitura e escrita, seus relatos ajudam-nos a refletir sobre nosso papel como educador.
Ensinar e apreender
Por mais que estamos preparados para ensinar, na prática ocorre novas aprendizagem, em que consideramos da seguinte forma; quanto mais ensina mais aprende (experiências). Ninguém lê ou estuda um texto se a mesma não desperta curiosidade de apreender, ou seja, obter compreensão e aprendizagem da leitura de mundo e dos seus fazeres no mundo.
Quanto as experiência na alfabetização teoria/prática
         De acordo com o texto, Paulo Freire, presenciou experiência de formação de alfabetizadores, com participação de educadores focado no método de ensino teoria/prática em que cada tarde do curso em duas horas de trabalho com os 25 participantes quatro candidatos assumiam a direção dos debates, sendo que os mesmo discutiam a leitura dos textos na teoria e sua participação do ensinar/apreenderem considerava a prática de ensino e no final da apresentação discutiam os erros e acertos a serem repensados e no dia seguinte se repetia da mesma forma para os outros participantes.
A importância da leitura na alfabetização e pesquisa.
No texto ficou claro que o leitor ou estudante não deve abandonar uma leitura por motivo de não compreender seu significado ou achar difícil a compreensão da mesma, sendo cada profissional utiliza de suas ferramentas para resolver os seus fazeres, assim o leitor também obtém de vários mecanismos como os dicionários para solucionar as dúvidas, acrescentando o conhecimento e a compreensão do texto, tornando todos os vês mais interessantes e prazerosos a leitura. Na aprendizagem dos alunos a leitura/escrita são os principais pontos em que os educadores e educadoras devem estimular aos alunos, no cuidado de não serem imposto ou obrigatório, mas que seja feita com prazer e alegria na construção do conhecimento.
A final ninguém escreve se não escrever, assim como ninguém nada se não nadar.
Autores:
Amilto Fransisco de melo
Isaias Eugênio de Melo

7 comentários:

  1. Texto de Paulo Freire: Carta aos professores

    "Ensinar ensina o ensinante a ensinar um certo conteúdo não deve significar, de modo algum, que o ensinante se aventure a ensinar sem competência para fazê-lo. Não o autoriza a ensinar o que não sabe. A responsabilidade ética, política e profissional do ensinante lhe coloca o dever de se preparar, de se capacitar, de se formar antes mesmo de iniciar sua atividade docente. Esta atividade exige que sua preparação, sua capacitação, sua formação se tornem processos permanentes. Sua experiência docente, se bem percebida e bem vivida, vai deixando claro que ela requer uma formação permanente do ensinante. Formação que se funda na análise crítica de sua prática."

    O texto acima quer nos diz que o professor precisa aprender primeiro para depois ensinar os alunos. Porém, o professor durante sua prática docente pode aprender, ou seja, consequentemente ele acaba aprendendo até mais do que em sua capacitação. É obvio que o Docente necessita primeiramente se capacitar e se especializar antes de começar seu trabalho, mas não podemos descartar a possibilidade de uma formação continuada.

    Profª: Juliana
    Sala do Educador Terça-Feira Vespertino.

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  2. Meu primeiro contato com os escritos de Paulo Freire foi ao inicio do Ensino Médio, quando os professores pediam para que nós realizassemos leituras sobre os livros do mesmo.

    Profª Juliana.
    Sala do Educador Terça-Feira Vespertino.

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  3. Sobre minha vida escolar.....

    Minha vida escolar foi muito satisfatória e completa, pelo menos até agora, pois ainda não terminei meus estudos ainda quero aprofundá-los.

    Comecei a estudar na pré-escola, depois estudei da 1ª série até o 3º ano do Ensino Médio. A partir daí fiquei 6 meses me preparando para o vestibular, ainda não tinha escolhido minha profissão, a principio pensava em ser Dentista, mas não encontrei condições necessárias para ingressar nessa faculdade, então resolvi estudar o curso de Licenciatura em Computação.A profissão de professor surgiu de supetão em minha vida, eu comecei a estudar o curso de licenciatura mas sem a intenção de exercer, pensava em me especializar em outra area a fim. Terminei a graduação e já fui convidada para lecionar em uma escola municipal, mas não em minha area, a apartir daí gostei da função e resolvi continuar e logo em seguida comecei uma pós-graduação em Informática na Educação, foi um ótimo estudo me dei muito bem com as disciplinas, e enfim concluí. Passando o tempo surgiu um concurso para professores e por milagre surgiu a vaga de professor de Informática Educativa, pois querendo ou não é uma area nova. Assim, realizei o concurso e fui aprovada, e agora estou lecionando na Escola Estadual Edeli Mantovani, estou gostando da experiência e espero continuar.

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  4. O texto de Paulo Freire nos remete a pensar sobre o ensinar e aprender, pois segundo ele quando ensinamos também aprendemos. E que não precisamos de muitos aparatos tecnológicos para ensinar podemos olhar a nossa volta e trabalhar com os estudantes o seu cotidiano sua realidade o local de onde eles vivem.
    Fazer com que o estudante crie gosto pelo estudo que busque cada vez mais melhorar o seu conhecimento.
    Fazer com que os estudantes tenham uma leitura critica do mundo, para que não seja manipulado por informação muitas vezes duvidosa, saber ler entre linhas.
    Prof: Emerson

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  5. Meus primeiros contatos com os escritos de Paulo Freire foi no ano de 1995. Foi na escola 13 de Maio em Nova Guarita-MT. Nesse periodo ainda não havia sala de professor nem de educador, mas os professores inventavam tempo e espaço para discutir as questões pedagógicas.
    Lembro que a onda ou moda pedagógica da época era SER CONSTRUTIVISTA (aí daquele que não fosse); é como agora, "surfamos as ondas do humanismo (formação humana) e em breve seremos todos discursivamente freirianos humanistas.
    Pois de fato, as teorias de Freire enche nossos olhos de grandeza potencial, embora em alguns momentos nos sentimos numa escola tão distante de suas teorias.
    Mais tarde, na graduação e na pós-graduação li alguns livros, artigos, comentários de Paulo freire;
    Nas orentações monográficas da área da educação sempre recomendo a leitura de suas obras.
    Para mim, os escritos de Paulo Freire são atuais ou ainda estão além de nosso tempo, ou seja, nosso modelo de formação hierarquizada e fragmentada dificulta a apreender e praticar a educação na perspectiva freiriana. A parte positiva, que considero louvável em seus escritos é a ausência de um modelo ou "receita" prédeterminada, exatamente por enfatizar a autonomia dos atores do processo educativo.

    Seleciono um trecho do texto (dentre tantos que me chama a atenção), que acredito ter tudo a ver com nossos encontros:
    "Estudar é desocultar, é ganhar a compreensão mais exata do objeto, é perceber suas relações com outros objetos. Implica que o estudioso, sujeito do estudo, se arrisque, se aventure, sem o que não cria nem recria".

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  6. Meu primeiro contato com o texto de Paulo Freire foi na Escola Edeli Mantovani na sala do educador em 2011, a metodologia que o autor utiliza para ensinar jovens e adulto é muito inovadora e motivadora para quem está nessa profissão de ser um educador, sempre buscando melhorar como profissional.

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  7. Como temos a aprender com Freire, a cada leitura dos seres escritos fico mais apaixonada por esse educador, que nos ensina a educar e ser educado com nossos alunos.

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