quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sala do Educador - Turma de Quinta Feira

Relatos do registro:
Alguns conheceram Paulo Freire no magistério na faculdade o livro " Pedagogia do Oprimido" foi o livro que mais lido pelos participantes que fizeram pedagogia. Na a sala do educardor tivemos o primeiro contato com este texto. O primeiro contato com Paulo Freire  de uma das participantes foi ajudando a mãe fazer  um projeto para a faculdade. Este autor foi mais estudados por quem fez pedagogia. As áreas de exatas não estudaram o autor.

"Cabe a autor buscar ajuda ao que não está entendendo quando está lendo." - Janaína.

"A formação docente do ensinante se funda na análise crítica de sua prática." - Micheline.

"O ensinante aprende a ensinar algo que é reaprendido por estar ensinando." - Marcos

"Mediante as obras de Paulo Freire, mesmo nos remete  haja vista reflexões de práticas pedagógicas em nosso dia a dia, haja vista que sem estas reflexões, nossas práticas deixam de ter real sentido." - Andréia



2 comentários:

  1. Como ja foi dito na sala do educar antetiormente, Paulo Freire não pode ser fracionado e sim tem de ser entendido o todo de suas obras. Sendo essas um "start" para o inicio do "ensinar".

    ResponderExcluir
  2. Quanto ao texto Carta de Paulo Freire aos professores, em seu terceiro parágrafo eu entendi que para ensinar devemos estar preparados, pois principalmente nos dias atuais nossos alunos (nem todos) são bastante críticos e nos fazem perguntas que nos fazem cada vez mais pensar no assunto antes de tratá-lo em sala de aula.
    Muitas vezes também, os alunos leêm um texto mas não conseguem fazer um resumo do mesmo, pois para se fazer um resumo é necessário entender o texto, o que as vezes isto não é conseguido. Não sei se por falta de persistência ou "preguiça" do aluno ou ainda vergonha de seus colegas de turma.

    ResponderExcluir