quarta-feira, 31 de agosto de 2011

História "breve" de Luana

A história de minha vida no que diz respeito aos estudos, começou aos meus 5 anos na Escola Municipal Semíramis de Barros Braga da cidade de Medianeira – PR Comecei os estudos no que era chamado na época de Pré-escolar e fazíamos atividades de pintura e brincadeiras para melhorar a coordenação. Quando entrei para a pré-escola, já sabia escrever meu nome, aprendi em casa com a minha mãe, Etajana, ensinar a escrever o nome minha mãe fez com seus três filhos, nós três entramos na escola já sabendo escrever nossos nomes. Minha avó antes de casar era professora então, ensinar acabou passando da minha avó para minha mãe e hoje está comigo.

Durante minha vida escolar, meus pais eram muito presentes, olhavam os cadernos para ver o que estávamos aprendendo e quando era preciso, iam até a escola. Mas como sempre gostei muito da escola, meus pais nunca foram chamados na escola por causa de problemas que eu pudesse causar mas eles participavam nas atividades da escola, lembro que meu pai por dois anos, foi presidente da Associação de Pais da escola, acho que isso hoje seria similar ao CDCE.

Anos após começar a pré-escola, minha mãe entrou na secretaria da escola, ela era a secretária da escola aí minha família e a minha escola ficaram ainda mais próximas. Quando fui para a 5ª série, mudei de escola então, minha mãe já não estava tão ligada a esta nova escola então, fiquei um pouco mais sozinha mas ainda assim, meus pais participavam da minha vida escolar.

Quando fui para o Ensino Médio, fiz uma prova de seleção para o CEFET mas não passei então, meu pai me matriculou em uma escola particular e estudei o 1º ano do E.M. nesta escola particular. Neste ano, tive que me dedicar muito pois o ensino nesta escola era mais exigente e meus pais já não acompanhavam muito meus estudos pois sabiam que eu não haveria de der-lhes problemas, eles viam o meu empenho nos estudos e não me cobravam muito pois eu mesmo já fazia isto comigo.

Nas férias deste ano, eu fui visitar minha madrinha em Sapiranga -RS e lá fiquei durante seis meses então o 2º ano do E.M. estudei nesta cidade mas na metade do outro ano eu voltei para Medianeira onde estudei à noite em uma escola pública pois estava trabalhando com meu pai durante o dia. Como meu pai tinha uma construtora, sempre ajudei-o em seu ofício então, decidi que faria engenharia civil em muito por influência do meu pai mas também porque eu sabia que com esta faculdade eu poderia das aulas (algo que eu, não sei como nem de onde, sempre quis) pois na minha cidade, haviam poucos professores da área das exatas tanto que meu pai, por ter ensino técnico, há muito tempo atrás, foi convidado para dar aulas de física em uma escola noturna de medianeira para o ensino médio. Meu pai aceitou o desafio e por alguns anos lecionou mas quando ele abriu a construtora acabou deixando de lecionar pois estava muito puxado.

Quando terminei o E.M. fiz meu primeiro vestibular para Engenharia Civil em Foz do Iguaçu, passei e entrei na faculdade e fiz o primeiro semestre e como meu pai acabou vindo para Sinop, tranquei o curso e mudei-me para Sinop para ajudar meu pai então, logo que aqui cheguei, fiz vestibular para matemática e passei e comecei a graduação. Durante minha graduação, adorava conversar sobre educação, debates, e adorava estar na frente da sala, apresentando trabalhos, sabia que isto eu queria.

Adoro entrar em sala, adora ensinar o que sei para meus alunos, como sempre me empenhei ao máximo com os estudos, aprender e ensinar sempre estiveram juntos em mim. Acredito que desde cedo fui de certa forma, educadora. Escola está relacionada com saber e saber é o que me move. Espero sempre aprender algo e ensinar algo, e tudo isso que faço minha grande inspiração é minha mestra, Etajana, minha mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário