quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Entrei na escola com 10 anos de idade, fui uma aluna esforçada mais não inteligente tanto no primário, ginásio, 2º grau e universidade. Cursei pedagogia na Federal de Mato Grosso em Rondonóplis, onde tive vários excelentes professore. Os mesmos eram compromissados com seus alunos e acreditavam e nos fêz acreditar que a escola é de fundamental importância para os alunos independentes de cor, religião e situação econômica
Não é demagogia, amo ser professora. Hoje me pergunto.Que profissão exerceria se não fosse professora? Pensei em várias mas não me via feliz e realizada em nenhuma delas, portanto tenho convição que escolhi a profissão correta. Bem, entrei na educação em 1980 como secretária da Escola Estaudal Adolfo Augusto de Moraes, depois fiz o concurso de professora para o nível I a IV e fui aprovada, inicei como professora alfabetizadora, isso me motivou a fazer a pós-graduação em alfabetização que por sinal foi muito bom, por que na pós tive contato com os escritos de Emilia Ferrero e Teberoski aí sim, entendi que todos os educadores de qualquer área do conhecimento precisam compreender como se dá o processo de aprendizagem da leitura e da escrita no ser humano, ou seja, como o ser humano aprender a ler ,escrever e calcular. De posse desse conhecimento mudei totalmnte minha minha concepção de alfabetizar, passei a considerar e valorizar os conhecimentos que os alunos trazem de suas vivências cotidianas e leva-los do senso comum ao conhecimento científico. Bem ,todos os cargos que existem dentro da instituição escola já ocupei todos ganhei muitas experiências em cada um deles. Agora estou na eminências de aposentar depois irei pensar no que fazer daqui prá frente. Espero não me sentir um peixe fora d'agua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário